Roblox
Imagine se as crianças aprendessem a programar enquanto jogam videogame.
Hoje, o Roblox é uma empresa de capital aberto que está construindo uma enorme plataforma onde milhões de pessoas se reúnem em mundos digitais imersivos — desde jogar e aprender até assistir a shows e, quem sabe um dia, até trabalhar juntas.
Mas no final de 2007, quando conhecemos o fundador Dave Baszucki (também conhecido como “Builderman”), era um jogo simples, com gráficos em blocos, recém-saído da fase beta. Depois de mais de 13 anos de parceria, aqui está o que mais nos chamou a atenção na trajetória do Roblox.
Destaque de Fundador
“É natural se atrair por vitórias de curto prazo. Durante um período crucial em que precisávamos aumentar a receita, passamos meses implementando correções fáceis da nossa lista, como anúncios online e melhorias em funcionalidades existentes. No fim das contas, construir sistemas fundamentais — incluindo nossa própria economia virtual completa — foi o caminho mais acertado, mesmo levando muito mais tempo para executar.”
Mais conselhos dele para fundadores
Mantenha-se firme na sua visão. – Desde o trabalho no protótipo inicial do Roblox com o cofundador Erik Cassel em 2004, até a abertura de capital e a liderança das chamadas de resultados mais de duas décadas depois, Dave manteve uma visão notavelmente consistente: criar uma nova categoria de “co-experiência humana” ou construir o “metaverso” para milhões (e, eventualmente, talvez bilhões) de pessoas jogarem e se comunicarem juntas. Ele nunca vacilou nessa visão — mesmo quando outros não a enxergavam.
História da Roblox
2005 – Você não pode cortar caminho em um ciclo viral.
Descobrir a forma certa de entregar essa visão não foi fácil. “Sabíamos que queríamos uma experiência multiplayer 3D imersiva, mas achávamos que conseguiríamos chegar lá mais rápido com um jogo mais estilo quebra-cabeça. Como acontece com muitos ‘atalhos’, isso não teve muita tração. Em uma semana, sabíamos que aquilo não era viral. Eu e Erik tivemos que tomar a difícil decisão de nos dedicar por mais nove meses para criar o primeiro corte completo do que o Roblox é hoje.”
Deixe os usuários assumirem o volante. – A próxima versão do Roblox tinha apenas um ponto de encontro, chamado Crossroads, que foi construído pela equipe. “Depois de alguns meses trabalhando nisso, lançamos nosso motor de criação, o Roblox Studio, para que os usuários pudessem criar seus próprios conteúdos. A viralidade que vimos nesses primeiros dias foi inacreditável. Foi uma confirmação muito positiva de que construir sistemas e tecnologia colaborativa é melhor do que fazer tudo nós mesmos,” diz Dave.
“Percebemos que nossa comunidade de criadores tinha uma imaginação e ideias incríveis, que iam muito além do que qualquer empresa conseguiria fazer sozinha.”
David Baszuchi – Co-fundador da Roblox
